Parecer técnico do Ministério da Saúde (Vigilância Sanitária) sobre as essências florais

vigilancia sanitaria

Em Ofício MS/SVS/GABIN nº. 479/98, datado de 23/10/1998, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde, assim se posiciona quanto à terapia floral:
“Respondendo Ofício nº. 01/98, referente às essências vibracionais, informo que as essências florais, tais como apresentadas pelos Sindicatos e Associações Produtoras, não constituem matéria submetida ao regime da vigilância sanitária, ao teor da Lei 6360, de 23/09/76 e seus regulamentos, não se tratando de medicamentos, drogas ou insumos farmacêuticos. Tal fato não exime, no entanto, a responsabilidade das empresas pela produção e comercialização dessas substâncias dentro dos padrões de qualidade adequados ao consumo da população. Neste sentido, na comercialização e venda destas substâncias, não podem ser apresentadas indicações terapêuticas com finalidades preventivas ou curativas, induzindo ao consumidor ao erro ou confusão. Ass. SVS.”.

Suco anticelulite

Suco anticelulite
Receita de SUCO ANTICELULITE enviada pela Naturóloga Mariana Binotti

Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sanguínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.

Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga.
Enfeite com um palito de cenoura.

Medicina dos Xamãs

xamasfoto Mee AndMiChuliez
“A palavra xamã vem de “saman” palavra usada por tribos da Sibéria para designar seus feiticeiros. Essa palavra foi proposta por antropólogos para designar todos aqueles que utilizam poderes mágicos para a cura em diferentes paises. Alguns acreditam que o termo tenha sido criado no Tibet, derivado do sânscrito “sramanna” que significa “derivado dos espíritos” e assim atingido as aldeias das planícies siberianas.”

Saiba mais no link
Entenda a medicina dos xamãs

Medicina se interessa pelas terapias naturais

medicinaFoto hanneorla
Artigo escrito pelo medico, Dr Alcino Lazaro da Silva e publicado na Revista da Associação Médica Brasileira, fala sobre a relação médico paciente.
Segue abaixo parte desse interessante artigo:
“….. Cabem-nos, pois, outras reflexões. A primeira é selecionar o que de bom a medicina alternativa nos oferece. A segunda é como colocar este contexto no aprendizado para que o estudante o conheça e adquira espírito crítico para uma seleção positiva em favor do doente. A terceira é reconhecer, humildemente, que a alternativa está atendendo mais eficazmente a relação médico-paciente do que a alopatia.”

Leia o artigo na íntegra

Relação médico paciente link

Curso de Culinária Ayurvédica

Ayurveda
Curso prático e teórico da Culinária Ayurvédica com ênfase nos tipos de alimentos adequados para cada constituição física (doshas) e na experimentação de novos sabores combinando os alimentos.
O Curso será ministrado pela médica especializada em Medicina Ayurveda na Gujarat Ayurved Universit em 2005, Dra. Maria Fátima Martinhão.
Local – Instituto Brasileiro de Naturologia
Av. Aguas de São Pedro 239 – São Paulo
Data 14/07/2007 – Horário das 9:00h às 16:00h
Valor do curso R$ 100,00 (incluido almoço)
Taxa de inscrição R$ 20,00

Associados APANAT terão desconto especial de 20% no valor do curso.