Pesquisa “Complexidade e Promoção de Saúde: Uma revisão do modelo de atuação profissional em Naturologia.”

Croce 1

Olá a todos os visitantes do blog da APANAT!!!
Este é o resumo do meu trabalho de conclusão de curso apresentado às 13 horas do dia 22/11 na Universidade Anhembi Morumbi. Trata-se de um trabalho que fala bastante sobre a essência deste curso, fornecendo uma oportunidade para você Naturólogo ou não, conhecer mais sobre esta recente profissão.
Deixo meu contato jomardias@terra.com.br aberto às discussões, opiniões, dúvidas e comentários recorrentes da apresentação. Para quem não esteve presente neste dia, basta enviar um pedido que enviarei o trabalho na íntegra.
Abraços a todos,
Otávio Croce Dias

COMPLEXIDADE E PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DO MODELO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM NATUROLOGIA.
OTÁVIO CROCE DIAS

Ninguém se ilumina imaginando luzes, mas conscientizando sombras. (JUNG, 1980)

A Naturologia incorpora novas tendências e novos paradigmas como a transdisciplinaridade, a complexidade e a promoção de saúde, que buscam novas leituras científicas pensando o conhecimento como algo além das disciplinas e propondo uma religação e construção de novos saberes. A correlação da Naturologia com estes princípios, reflete um resgate do ser humano e o início de uma nova visão no campo da saúde. Assim, a Naturologia possui uma proposta diferenciada em relação ao que tem sido realizado academicamente frente a esta questão. O presente projeto, pretende discutir a relação entre a abordagem terapêutica proposta pela Naturologia atualmente, a noção de Promoção de Saúde e a Complexidade nas dimensões paradigmáticas e práticas. Este trabalho é constituído por uma etapa bibliográfica sobre a temática: complexidade, transdisciplinaridade, Promoção de Saúde e Naturologia, e uma etapa de pesquisa empírica realizada com os alunos em prática de estágio do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Trata-se de uma pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, com o intuito de fornecer dados para a verificação da adequação do Modelo de Avaliação em Naturologia aos princípios da Promoção de Saúde e da visão de homem multidisciplinar, noção primordial para a concepção da Naturologia. Este projeto pretende salientar a importância de uma abordagem multireferencial do ser humano no campo da Naturologia.

Palavra chave: Complexidade. Transdisciplinaridade. Promoção de saúde. Naturologia

2 ideias sobre “Pesquisa “Complexidade e Promoção de Saúde: Uma revisão do modelo de atuação profissional em Naturologia.”

  1. Quero parabenizar o Naturólogo Otávio Croce Dias, pelo excelente trabalho de pesquisa realizado e por sua brilhante apresentação no dia 22 de novembro na Universidade Anhembi Morumbi.

    Suely Ramos Bello – presidente da APANAT

  2. Eu achei maravilhoso o trabalho do Otávio. Parabéns…
    São nesses momentos que podemos acreditar na Naturologia, ela está sendo moldada aos poucos … e por Naturólogos e futuros Naturólogos.
    Silvia Sabbag

Deixe uma resposta