Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Os males da poluição para respiração e saúde

 


 

A descarga de poluentes na atmosfera pelas indústrias, o desmatamento de áreas verdes e a explosão do número de automóveis emissores de gases de carbono são alguns dos responsáveis pela péssima qualidade do ar nos centros urbanos, onde o crescimento urbano desordenado levou a uma atmosfera com níveis de gases e partículas acima dos considerados aceitáveis para a saúde humana.

você precisa de ar puro

O problema é que precisamos de ar puro para viver bem! O ar respirado entra no seu corpo pela traquéia e brônquios, chegando nos alvéolos pulmonares, pequenas estruturas parecidas com cachos de uvas que são os responsáveis pela transferência de oxigênio do ar inspirado para o sangue e pela retirada do gás carbônico do sangue, subproduto de nossas reações químicas vitais.

Em outras palavras: o que você respira vai para o seu corpo e influenciará  na sua saúde a médio e longo prazo.

os riscos

O aparecimento ou o agravamento de doenças respiratórias como rinites, bronquites, alergias, enfisemas e até câncer de laringe e pulmão são possíveis riscos da exposição contínua ao ar poluído. Os dados são alarmantes: no Brasil 10% dos adultos e 15% das crianças têm asma ou bronquite, sendo o 4º país do mundo com maior número de casos de enfisema e bronquite crônica.

como se prevenir?

Atividade física: Corra, pedale, nade, caminhe.. pratique esportes ou exercícios físicos: isso aumentará a sua capacidade respiratória e conseqüentemente o fluxo de ar nos pulmões!

Cigarro: Dispensa comentários! ao mesmo tempo que agride as vias aéreas é um enorme fator de risco para todo o tipo de doenças respiratórias.

Outra vilão do tabagismo é o reflexo sobre os fumantes passivos! os dados comprovam: filhos de pais fumantes apresentam 5 veze mais resfriados que os filhos de não fumantes.

Respirando outros ares: Procure sair nos finais de semana, feriados e férias.. seja no interior, na montanha ou no litoral: passe seus momentos de lazer em lugares que tenham ar puro

Líquido, muito líquido: Beba água e sucos constantemente, isso estimulará a saúde respiratória por hidratar a mucosa e os fluídos/secreções que protegem o aparelho respiratório.

Amamentação: Pouca gente sabe, mas o aleitamento materno feito pelo menos nos 6 primeiros meses de vida da criança é fundamental na prevenção de alergias e doenças respiratórias.

Vacinação: Pneumonias, gripes, tuberculose e outras infecções respiratórias podem ser evitadas com vacinas… informe-se com seu médico!

Responsabilidade social

Por isso tanto a classe médica como a população em geral estão cada vez mais alertas quanto aos riscos para a saúde decorrentes da exposição diária a um ambiente poluido.. temos que cobrar: as lideranças públicas e privadas têm responsabilidade no cuidado para que a saúde prejudicada pela poluição não seja um dos preços do progresso urbano.

Responsabilidade pessoal

Por onde começar? qual é a melhor iniciativa?? comece por você! seja um formador de opinião no seu meio de convívio: use metrô ou outro tipo de transporte coletivo.. vá a padaria de biclicleta!

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web