Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - 1º Forum Nacional Racionalidades médicas e práticas integrativas e complementares em saúde

Naturólogos apresentaram palestras e trabalhos de pesquisa no 1º Fórum Nacional "Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas em Saúde"

26/04/2012 - 16:00 - 17:30
Formação para Serviços em RM e PICS-Ensino técnico, de graduação, pós-graduação, cursos livres e experiências de mudanças curriculares em RM e PICS (sub-eixos B e C)

18996 - O PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO E A MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE NATUROLOGIA APLICADA DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
LIA CAROLINA FURKIN DA SILVA - UNISUL, DANIEL MAURÍCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UNISUL-UFSC, PATRÍCIA KOZUCHOVSKI DARÉ - UNISUL-UFSC, FERNANDO HELLMANN - UNISUL-UFSC

Objetivou-se identificar o perfil sócio-demográfico dos acadêmicos da Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e conhecer as motivações para a escolha do curso. Este estudo foi realizado com 145 acadêmicos de Naturologia Aplicada da Unisul, através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. O estudo foi aprovado pelo CEP-UNISUL sob o protocolo n°10.887.5.06III. Os resultados demonstram que as mulheres correspondem a 79% dos ingressos; 82% dos alunos com idade entre 17-27 anos. A maioria (79,3%) identifica sua etnia como caucasiana e têm descendência italiana (59,0%). Cento e vinte seis (86,9%) fizeram tratamento com PICs antes de ingressar no curso. Em meio a todas as práticas, a Massoterapia foi citada como a mais utilizada e a mais conhecida, seguida pela Fitoterapia. Com relação ao uso das práticas, 123 (84,8%)
dos alunos obtiveram resultados positivos e a sua grande maioria foi na cura dos sintomas aparentes e na indução da sensação de bem-estar. Os principais motivos pela busca e tratamento com as PICs foram: 55,1 % identificação com as práticas, 35,1% indicação de pessoas conhecidas, 21,3% insatisfação com a biomedicina. Como motivação pela escolha do curso, 44% optou pela graduação devido à apresentação na grade curricular das práticas integrativas e complementares, 38% espera se formar e se tornar um profissional capacitado a ajudar o próximo e 59% pretende trabalhar em clínica de Naturologia ou multidisciplinar. Concluiu-se que o perfil sócio-demográfico é diversificado e que existe uma identificação dos alunos com as práticas antes do ingresso na universidade.

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web