Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Comemoração ao Dia do Naturólogo na Camara Municipal de São Paulo

Comemoração ao Dia do Naturólogo

Dia 23 de março comemora-se o Dia do Naturólogo. Este ano, em São Paulo, tivemos mais uma vez o evento organizado pelo vereador Celso Jatene, na Câmara dos Vereadores. Se você não pôde estar presente, saiba o que aconteceu nesse dia tão importante para a nossa luta pelo reconhecimento da Naturologia e pela regulamentação da profissão!

21 de março de 2011

 

 

Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo às 9h

Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista – São Paulo - SP

 

 

Abrindo a sessão o Vereador Celso Jatene falou sobre o seu caminho na câmara iniciado em 2001, completando 10 anos de mandato. Lembrou que sempre apoiou as terapias naturais, tendo sido o responsável pela criação da Lei n 13.717/04 de implantação das Terapias Naturais pelo sistema Publico de Saúde na cidade de São Paulo.

Em seguida Liliane Ribeiro, Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, trouxe uma mensagem linda aos estudantes e naturólogos, mensagem que brevemente será disponibilizada neste site. E o professor Henrique Cirilo, professor do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, lembrou da importância de buscar e de conhecer as bases da história da naturologia no Brasil.

As palavras de Flávia Placeres, naturóloga Presidente da APANAT, foram voltadas para lembrar os objetivos da associação e as ações que estão em andamento, tais como o acompanhamento Projeto de Lei já entregue para regulamentar a profissão, a luta pela conquista da inclusão da Naturologia no CBO e a organização do IV Conbranatu (Congresso Brasileiro de Naturologia). Lembrou ainda a importância da força de união dos naturólogos e acadêmicos, lutando de maneira organizada pela profissão.

Em seguida o prof. André Luiz Ribeiro, Coordenador do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, reforçou a importância da participação dos alunos e profissionais formados para o fortalecimento da naturologia.

Palestra após ato solene:

Tema: “A Importância dos Órgãos Reguladores para Fortalecimento da Profissão”

O Prof. Dr. Geraldo Alécio de Oliveira falou sobre a importância da criação de órgãos reguladores em nossa profissão, expondo sua visão da jornada que temos pela frente. Afirmou que o primeiro passo já foi dado com a constituição das associações, mas lembrou que precisamos nos organizar e nos fortalecer para seguir adiante e futuramente criar o sindicato e o conselho estatual e federal. Fez questionamentos que nos levam a refletir no presente e futuro da nossa profissão. Quem será o naturólogo de 2050? Será o naturólogo que nós construirmos! Precisamos criar sua identificação, o código de ética profissional, definir e prever as tendências da profissão, trabalho que deve ser realizado em parceria formada pelos estudantes, centros acadêmicos, associações e profissionais formados.

Outro aspecto importante levantado foi a realização de pesquisas científicas – valorizando a necessidade de uma pesquisa sobre a atividade profissional do Naturólogo-- e de congressos.

Segundo seu ponto de vista, a Naturologia está, de certa forma, fora de risco de extinção, já que conta com apoio da população, mas que a luta pela regulamentação exige tempo e trabalho focado no amanhã.

Em resumo, Dr Geraldo afirmou que a luta é uma construção que leva tempo e que as demais classes passaram por isso e que nossa garantia é continuar solidificando nossas ações fazendo parcerias significativas, agindo politicamente, realizando estudos científicos e criando uma boa imagem com a população atendida.

Fica desde já o convite, venha participar e ser um membro atuante nesta construção, faça parte da história.

Estaremos criando fóruns, comissões, debates e reuniões para discutir estes temas.

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web