Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - III FÓRUM CONCEITUAL DA NATUROLOGIA

III Fórum Conceitual de Naturologia

O conhecimento é vivo! Sua construção é um processo não-linear, é movimento e, por isso, é imprevisível e incerta. Para que o conhecimento avance, ele precisa ser constantemente reconfigurado através da reflexão sobre o próprio conhecimento e sobre sua aplicação prática.

A combinação de diferentes visões, daquilo que emerge da experiência prática, de colocar verdades individuais em perspectiva, constrói o conhecimento vivo. Este conhecimento é a soma daquilo que há em comum, que integra e está presente na pratica do naturólogo. A Naturologia forma uma egrégora que contempla a busca e o aprofundamento dos seus princípios, diretrizes e bases conceituais.

Como não há no universo uma só verdade que não possa ser submetida à reflexão ou à dúvida, faz parte da condição humana viver a busca constante daquilo que para si é verdadeiro. O III Fórum Conceitual de Naturologia pretende ser um lugar para compartilharmos nossas experiências, reflexões, desejos e aspirações; na convicção de que o mais rico e produtivo é a construção conjunta desta profissão a partir de tudo aquilo que nos inspira e nos mobiliza.

Como Naturólogos, cabe a nós manter ativo o aprofundamento das bases da Naturologia, a sua estrutura contemplativa, dialógica e reflexiva, acreditando que aquilo a que nos dedicamos não tem outro caminho senão crescer e se desenvolver.

Estruturar o conhecimento, questionar, saber formular perguntas e buscar respostas, tudo isso faz parte do caminho de desenvolvimento da Naturologia, esta que se presta a realizar tão fundamental e delicada tarefa: a de compreender o ser humano como um todo, respeitando o fluxo natural da vida e de seus processos, e de assim contribuir com o desenvolvimento de um novo paradigma de saúde.

O III Fórum Conceitual de Naturologia destina-se a estimular e aprofundar as reflexões sobre os princípios e diretrizes da Naturologia a fim de contribuir para a construção de suas bases epistemológicas e de sua práxis. Pretende ser um terreno fértil, aberto e ao mesmo tempo com foco e estrutura suficientes para que conceitos essenciais possam crescer de maneira profícua e produtiva.

Contamos com a participação de todos,

Comissão Organizadora do III Fórum Conceitual de Naturologia.

Objetivos do fórum

1. Proporcionar avanços no conhecimento teórico em Naturologia, principalmente no tocante às diretrizes epistemológicas.

2. Proporcionar o acesso e a reflexão sobre temas fundamentais da Naturologia, incluindo a práxis naturológica, o ensino e sua interface com as bases teóricas.

Nota: não é objetivo do fórum fechar uma definição de Naturologia; mas os participantes que o desejarem podem sim apresentar trabalhos com propostas de definição; espera-se que no final do fórum tenhamos avançado no aprofundamento das bases filosóficas da Naturologia.

Estrutura

1. O III Fórum Conceitual de Naturologia será um evento gratuito e aberto ao público.

2. As discussões ocorrerão mediante a apresentação de papers (escritos) acerca da reflexão teórico-epistemológica da Naturologia.

3. Cada autor que tiver seu paper selecionado terá um tempo de apresentação oral a ser definido posteriormente conforme o número de trabalhos aprovados.

4. As mesas de discussão ocorrerão entre os autores dos papers selecionados, moderadores e haverá interação com o público do fórum.

Nota: devido ao tempo reduzido de fórum, os papers serão selecionados por uma comissão. Esta será constituída por professores do curso de Naturologia e terá como objetivo organizar os conteúdos a serem discutidos no fórum.

Norma para a submissão dos papers:

1. Os papers devem contemplar reflexão teórico-crítica acerca dos fundamentos e princípios da Naturologia.

2. A estrutura do texto é livre, no entanto deve ser organizada e clara.

3. Os papers devem tratar de uma problemática específica e devem ser fundamentados preferencialmente em correntes de pensamento epistemológicas, sociológicas, filosóficas, ou mesmo na experiência prática, sendo as ideias de outros autores devidamente referenciadas..

4. Os trabalhos deverão ser produzidos necessariamente por Naturólogos formados, estudantes de Naturologia ou professores do curso de Naturologia.

5. Os trabalhos deverão ter no mínimo 03 páginas e no máximo 10 páginas. Fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado, margens de 2,5cm.

6. Os papers devem ser enviados até o dia 30.08.2012 para o seguinte e-mail: forumconceitualdenaturologia@gmail.com

Critérios de seleção dos papers

1. Adequação do tema proposto aos objetivos do fórum.

2. Estrutura e adequação às normas de submissão.

3. Relevância e contribuição do paper.

4. Dedicação e cuidado em relação ao tema tratado.

5. Organização dos conteúdos, referências e ideias propostas.

Nota: durante as discussões na mesa, a comissão avaliadora poderá mencionar trechos (relevantes para o fórum) de trabalhos que não foram aprovados para apresentação oral, sendo os respectivos autores devidamente referenciados.

 
 

Comentários

Caio Fábio S Portella em 30/08/2012 às 20:42

O EMAIL CORRETO PARA ENVIO DE TRABALHOS AO FORUM É: forumconceitualdenaturologia@gmail.com

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web