Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - IV FÓRUM CONCEITUAL DA NATUROLOGIA

IV FÓRUM DE BASES CONCEITUAIS DA NATUROLOGIA


O conhecimento é vivo!
Assim, o conhecimento naturológico está em constante movimento, construção e reconstrução, acompanhando uma característica orgânica e sensível, fundamental na complexidade das ações voltadas à saúde humana.
Desde a sua criação, a naturologia vem construindo com muita paixão sua identidade, seu campo de atuação e as sua maneira de compreender e interagir com o ser humano. Desta identidade, cada vez mais, emerge a conciliação, o diálogo entre racionalidades diferentes, transitando assim por fronteiras antes inexploradas do conhecimento, ampliando a visão do ser humano e a maneira de se relacionar com ele.
O naturólogo cria então pontes, é fruto de religações e de ampliações que rompem fronteiras no conhecimento e propõe novas mudanças de paradigma em saúde.
Quando utilizamos de elementos da Medicina Tradicional Chinesa, da Ayurveda, da Antroposofia, Xamanismo, da Fitoterapia, até mesmo do conhecimento biomédico, cada qual embasado em uma maneira de entender o ser humano, com linguagens e cosmologias diferentes, criamos a possibilidade de diálogo e de reconstrução de fronteiras no conhecimento, barreiras antes fortemente delimitadas.
O fórum deste ano levanta, além das definições, a questão do diálogo entre racionalidades e a emergência do conhecimento naturológico, de novos paradigmas e conhecimentos que nascem a partir destas pontes, deste diálogo.
Contamos com a participação de todos,
Comissão Organizadora do IV Fórum Conceitual de Naturologia.

Objetivos do fórum


1. Proporcionar avanços no conhecimento teórico em Naturologia, principalmente no tocante às diretrizes epistemológicas.
2. Proporcionar o acesso e a reflexão sobre temas fundamentais da Naturologia, incluindo a práxis naturológica, o ensino e sua interface com as bases teóricas.
Nota: não é objetivo do fórum fechar uma definição de Naturologia; mas os participantes que o desejarem podem sim apresentar trabalhos com propostas de definição; espera-se que no final do fórum tenhamos avançado no aprofundamento das bases conceituais da Naturologia.

Estrutura

1. O III Fórum Conceitual de Naturologia será um evento gratuito e aberto ao público.
2. As discussões ocorrerão mediante a apresentação de papers (escritos) acerca da reflexão teórico-epistemológica da Naturologia.
3. Cada autor que tiver seu paper selecionado terá um tempo de apresentação oral a ser definido posteriormente conforme o número de trabalhos aprovados.
4. As mesas de discussão ocorrerão entre os autores dos papers selecionados, moderadores e haverá interação com o público do fórum.
Nota: devido ao tempo reduzido de fórum, os papers serão selecionados por uma comissão. Esta será constituída por professores do curso de Naturologia e terá como objetivo organizar os conteúdos a serem discutidos no fórum.
Norma para a submissão dos papers:

1. Os papers devem contemplar reflexão teórico-crítica acerca dos fundamentos e princípios da Naturologia, com enfoque preferencialmente voltado ao diálogo entre racionalidades e naturologia.
2. A estrutura do texto é livre, no entanto deve ser organizada e clara.
3. Os papers devem tratar de uma problemática específica e devem ser fundamentados preferencialmente em correntes de pensamento epistemológicas, sociológicas, filosóficas, ou mesmo na experiência prática, sendo as ideias de outros autores devidamente referenciadas.
4. Os trabalhos deverão ser produzidos necessariamente por Naturólogos formados, estudantes de Naturologia ou professores do curso de Naturologia.
5. Os trabalhos deverão ter no mínimo 03 páginas e no máximo 10 páginas. Fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado, margens de 2,5cm.
6. Os papers devem ser enviados até o dia 23.09.2013 para o seguinte e-mail: forumconceitualdenaturologia@gmail.com

Critérios de seleção dos papers


1. Adequação do tema proposto aos objetivos do fórum.
2. Estrutura e adequação às normas de submissão.
3. Relevância e contribuição do paper.
4. Dedicação e cuidado em relação ao tema tratado.
5. Organização dos conteúdos, referências e ideias propostas.
Nota: durante as discussões na mesa, a comissão avaliadora poderá mencionar trechos (relevantes para o fórum) de trabalhos que não foram aprovados para apresentação oral, sendo os respectivos autores devidamente referenciados.

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web