Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Resumo do que Aconteceu no Encontro Ligação Jovem

A participação da APANAT representada pelos Naturólogos Carlos Alberto Devecchi e Carolina Mendes Serafim no encontro organizado por alunos e ex-alunos da pedagogia Waldorf e por Empreendedores Sociais – nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro de 2009 – foi muito importante para que pudéssemos encontrar novas formas de atuação da nossa profissão na sociedade.

 

A profissão de Naturólogo tem um potencial inovador na questão da saúde individual, grupal e ambiental, juntamente com o comprometimento social. Portanto, participar de um encontro que reúne pessoas com potencial empreendedor e que visam transformação social foi um prato cheio para descobrirmos novas formas de atuação.

 

O encontro teve sua abertura na Sociedade Antroposófica do Brasil. Em seguida fomos para a Associação Comunitária Monte Azul onde ocorreu a maior parte do evento. O fechamento ocorreu na Sociedade Antroposófica com uma reunião para os mais interessados em fazer parcerias, em trabalhar juntos e em trocar experiências adquiridas em nossas iniciativas sociais.

 

Toda a parte cultural do encontro foi muito rica, com apresentações de euritimia, música, dança circular, canto, sarau e muita emoção. Também tivemos a oportunidade de presenciar muitas pessoas com objetivos comuns, dialogar com algumas delas, todos aprendendo juntos sobre a arte de ser empreendedor social. O terceiro dia do encontro foi de ação, saímos pela comunidade do Jd. Ângela, na Zona Sul de São Paulo, para realizar diversos trabalhos voluntários na comunidade, entre eles, auxílio na horta comunitária, pintura, demolição e construção de paredes, limpeza de lago, reciclagem, entre outras.

 

Foram realizadas diversas rodas de conversa e a APANAT participou do tema: "O desenvolvimento integral do ser humano, a busca pela salutogênese" (fatores que geram saúde). Esta roda teve como facilitador o médico Ronaldo Perlatto, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, membro diretor da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.

 

 

Outras rodas de conversa ocorreram simultaneamente:

 

"A influência da Arte nas perspectivas dos jovens."

Amauri Falseti - Fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro, trabalha há 26 anos com jovens em atividades teatrais.

 

"A transformação é uma porta que só pode ser aberta de dentro para fora."

Claudia Johnsen - Professora de artes do Colégio Micael.

 

"A condição humana é a ação?"

Constanza Kaliks - Professora de matemática da Escola Waldorf Rudolf Steiner e já foi membro da Seção de Jovens no Brasil.

 

"Na Busca por si mesmo, construir o futuro."

Helena Otterspeer - Pastora da comunidade de cristãos de São Paulo.

 

"Ideal e ação - movimento entre eu e o mundo."

Marília Barreto - Diretora artística, coreografa e educadora. Desenvolve curso de formação alternativa para jovens que acabaram o colegial.

 

"Conscientização Sócio Cultural."

Oliver Tump - Coordenador do curso Preparação Jovem, que tem como objetivo possibilitar aos jovens oportunidades de reconhecer seu potencial para trabalhar em conjunto com as comunidades.

 

"Enfrentando o futuro com coragem."

Raquel Calcine - Coordenadora dos jovens na Associação Comunitária Monte Azul com os projetos Escola Oficina Social e Enfrentando o Futuro com Coragem, que tem entre seus objetivos direcionar o jovem para o futuro pela valorização de suas capacidades e qualidades.

 

"Do ideal ao real."

Santiago de Marco - Fundador do Aramitam. Promove mutirões com jovens de vários países para construir um centro cultural em Embú Guaçu.

 

"Precisamos uns aos outros?"

Ute Cramer - Fundadora da Associação Comunitária Monte Azul.

 

"Qual a mais básica questão existencial de nossos tempos?"

Valdemar Setzer – Engenheiro e matemático é professor titular do departamento de Ciência da Computação da USP.

 

O mais importante para a APANAT nesse encontro foi a oportunidade de divulgar o profissional naturólogo e ver de perto a necessidade cada vez maior de uma aproximação dos profissionais naturólogos e estudantes de Naturologia das questões sociais, integrando equipes de trabalho multidisciplinares. A demanda por esse trabalho social é uma porta aberta e confiável, caminho que nos leva a um crescimento profissional voltado para a real necessidade do mundo hoje. Podemos tomar o exemplo dessas pessoas e nos unir a elas, mas primeiramente nos unirmos a nós mesmos.

Gostaria de destacar aqui algumas palavras de Elizabeth Wirsching, palestrante do encontro, representante da Seção de Jovens do Goetheanum, em Dornach, na Suiça.

"Cada um tem seus desejos e sonhos. Isso pertence a cada um de nós, e esses desejos e sonhos se encontram em um grupo. Quando percebemos isso descobrimos que pertencemos a algo maior do que nós mesmos. Procuramos um espaço para desenvolver isso. Uma sessão de Jovens é um espaço onde podemos nos encontrar e cada iniciativa se desenvolver. Cada um traz e fala seus desafios, assim temos uma visão mais geral e cada um inspira ao outro, dessa forma partimos da realidade."

 

 

Associações que participaram do evento


Associação Freunde der erziehungskunst Rudolf Steiner - www.freunde-waldorf.de
Conscientização Sociocultural
Passeio cultural com crianças da Ong Alquimia
Associação Comunitária Aramitan -
www.aramitan.org
Projeto Morro do Quilombo - http://quilombofloripa.blogspot.com
Ateliê Planeta Verde - http://atelieplanetaverde.ning.com
Férias Solidárias - http://feriassolidarias.org
Idem/Connectivity 2011 - www.idem-network.org  -  www.connectivity2011.org
Associação Comunitária Monte Azul - www.monteazul.org.br
Ligação Jovem - www.ligacaojovem.blogspot.com  -  www.youthsection.org
APANAT - Associação Paulista de Naturologia - www.apanat.org.br
Terrano Euritmia - www.euritmia.com.br/terranova
Associação Beneficente Guainumbi - www.associacaoguainumbi.org.br
Renascer
Escola Municipal Dep. Blota Júnior
Recicla Vera Cruz
Associação Comunitária Pequeno Príncipe -
www.acpequenoprincipe.org.br

Agradecemos a todas estas instituições a principalmente a todos que tornaram real esta ótima experiência que foi participar do Ligação Jovem.

 


Justificativa da realização do encontro pelos realizadores

 (Nos dias de hoje além de questões acadêmicas relativas aos estudos e sua futura vida profissional, muitos Jovens estão preocupados com questões sociais, e referentes ao desenvolvimento próprio e de seu entorno.

Não são poucos os grupos e iniciativas comprometidos de alguma forma com a questão social e dispostos a trabalhar a conscientização individual e coletiva. Há uma busca cada vez maior dos Jovens por envolvimento em ações ou projetos que os aproxime dessa busca. Muitas vezes a falta de conhecimento de alguma iniciativa ou projeto com o qual o Jovem tenha afinidade torna-se um impedimento para o encontro de sua busca. Mais do que isso, o simples fato de reunir jovens com questões semelhantes é uma ótima oportunidade para o surgimento de novas iniciativas.

Nossa intenção então é reunir jovens e iniciativas para que possam se conhecer. Por parte dos jovens queremos convidar alunos e ex-alunos da pedagogia Waldorf, jovens que já atuam em projetos sociais e outros que tiverem interesse em conhecer. Pelo lado das iniciativas queremos trazer para o encontro projetos e pessoas que de alguma forma desenvolvam trabalhos ligados à Antroposofia, movimento ao qual a maioria de nós estamos ligados.

A visita de Elizabeth Wirsching, dirigente da Seção de Jovens do Goetheanum em Dornach na Suíça, trouxe a possibilidade e o argumento para a realização desse encontro. A Elizabeth quer saber quais são os anseios e o que o jovem brasileiro tem a dizer, e também, quer nos contar do trabalho que desenvolve na Europa e sobre iniciativas semelhantes no resto do mundo. Então, a partir dessa oportunidade decidimos organizar esse encontro, e trazer para junto dele pessoas interessadas e iniciativas comprometidas com o desenvolvimento social e pessoal.) site do ligação jovem – www.ligacaojovem.blogspot.com

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web