Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Aniversário do Parque Ibirapuera

Vida, Movimento e Convivência

Parque Ibirapuera completa 56 anos e presenteia São Paulo com atrações e músicas

No final de semana dos dias 21 e 22 de agosto, o Parque Ibirapuera comemora mais um ano de vida como uma das mais belas áreas verdes da cidade no coração da Vila Mariana. O tema do aniversário deste ano é Vida, Movimento e Convivência, que resume a função acolhedora do parque no dia-a-dia de São Paulo.

A celebração acontecerá em grande estilo – no sábado, 21, os visitantes do parque poderão se divertir com diversas atividades durante todo o dia e um grande baile na arena de eventos para fechar a noite. Antes do baile, a partir das 16h, o parque colocará à disposição dos frequentadores uma oficina de adereços com materiais reciclados - a atividade servirá como preparação para o baile, que acontece das 17h30 às 21h30. A abertura da festa ficará por conta do grupo de sapateado Christiane Matallo, seguida do baile com a banda Funk como Le Gusta e DJ’s.

Outras atividades culturais serão oferecidas durante todo o sábado - visitas educativas ao Museu de Arte Moderna (MAM) com as exposições “Ecológica” e “Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia” e também no Museu Afro, que terá apresentações, às 15h, do Grupo de Maracatu Bloco de Pedra (Projeto Calo na Mão) e do coro Congolês, para abrir as exposições “A história do parque - IV Centenário” e “A Guernica esteve aqui”.

No mesmo dia, das 14h às 18h, o artista Rodrigo Bueno e o Educativo MAM realizam uma programação especial em comemoração ao aniversário do Parque - uma ação coletiva com música, dança, arte e poesia em meio à natureza. A festa reunirá músicos que tocarão ao ar livre e convidarão o público do parque para integrarem o "Bate-folha”.

Das 11h às 13h, a equipe do SOS Mata Atlântica estará no parque com atividades interativas como Teatro de Fantoches sobre a Mata Atlântica e o Meio Ambiente e jogos que abordam temas relacionados a ações diárias como reciclagem, sustentabilidade, entre outros.

No domingo, 22, toda a programação estará concentrada na Praça da Paz, onde será realizado o grande piquenique, das 9h às 17h. A ideia é doar as toalhas e incentivar os frequentadores a levarem alimentos saudáveis e leves como frutas, sanduíches naturais, sucos, água, além de um saco de lixo para recolher os resíduos. No mesmo espaço estarão abertas as inscrições, na tenda 2, das 9h30 às 10h, para participar de uma trilha pelo parque, com duração de três horas (10h30 às 13h30).

A Escola do Auditório Ibirapuera também vai contribuir para o movimento da festa. Dois grupos de choro, formados por alunos da escola e integrantes da OBA (Orquestra Brasileira do Auditório), levarão música ao circuito do parque às 11h e 14h, cada intervenção com duração de 40 minutos. No repertório, choros clássicos de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Zequinha de Abreu e outros.

A exposição “Árvore de Ideias”, que interage com o público por meio da captação de ideias sobre a preservação do meio ambiente, acontece nos dois dias - sábado na marquise e domingo na Praça da Paz, a partir das 10h.

Paralelamente, diversas ações estarão em atividade – recreação infantil, parede de escalada, cama elástica, trupe circense, Yoga, além da Caminhada do Consumo, promovida pela UMAPAZ. A ideia é despertar a atenção dos frequentadores do parque, no dia do piquenique, para falar sobre os cuidados que ele necessita. Durante todo o dia, o parque disponibilizará uma estrutura com paraciclo para que os ciclistas possam estacionar suas bicicletas.

A realização do evento é da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em conjunto com a SPTuris, MAM, Escola do Auditório Ibirapuera, UMAPAZ, Pavilhão Japonês, Museu Afro, Guarda Civil Metropolitana, Biruta Mídias e Mirabolantes com apoio da Secretaria de Cultura, Yoga Pela Paz, Exército Brasileiro do Comando Militar, Grupo de Sapateado Christiane Matallo, SOS Mata Atlântica, FMU e EGG Produções.

Oficinas

Das 9h às 17h, será realizada uma oficina de fotografia, utilizando como objeto de trabalho as dependências do parque. O ponto de encontro será no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Para se inscrever, os interessados devem enviar nome e telefone para André Douek (adouek@prefeitura.sp.gov.br).

A ONG Arte em Pneus também disponibilizará uma oficina de reciclagem nos dois dias (21 e 22 de agosto), às 10h. No sábado a atividade acontece na marquise do parque e no domingo, na Praça da Paz.

Serviço:

“Aniversário do Parque Ibirapuera”

Dias: 21 e 22 de agosto

Horários: Sábado - partir das 10h

Domingo – a partir das 9h

Local: Parque Ibirapuera

Informações: 11-5574-5177

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web