Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Naturóloga é contratada pela Secretaria da Saúde

A APANAT parabeniza sua associada a Naturóloga Mirian da Silva Sanfelici que foi merecidamente contratada pela Secretaria de Saúde de Jundiaí.

Sabemos que a contratação de Mirian realmente não foi e não está sendo fácil. Primeiro passou alguns anos trabalhando junto à população de forma voluntária e depois através das Faculdades Anhanguera Educacional e da Melhor Idade-FAMI, até chegar na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Mostrou seu trabalho e divulgou a Naturologia, conquistou vários amigos que a referendaram para a prefeitura, contruiu uma história que teve peso em sua contratação. Agora, dentro da Secretaria de Saúde de Jundiaí, foi contratada como Naturóloga através da indicação de uma médica da FMJ que pretende implantar um núcleo de terapias naturais na cidade (tendência nos municípios).


Estamos vivendo um momento muito importante para a nossa profissão, o Ministério da Saúde tem desenvolvido várias ações onde referenda a promoção de saúde como meta para combater as DCNT (diabetes, cancêr, hipertensão, colesterol, degenerativas e etc.), abrindo assim campo de trabalho para nós.

A Mirian nos explica como tudo aconteceu:

"Estou já algum tempo trabalhando junto aos médicos , dentistas, enfermeiros, sociólogo, psicólogos e percebi que desconhecem a Naturologia e as ferramentas que temos para trabalhar com a população, há muita coisa a ser feita como : divulgação do Naturólogo (o que é , a que veio, mostrar trabalho), ocupar o espaço dentro da rede pública, que está vazio (eles desconhecem nossa profissão), precisando de profissionais que desenvolvam as ações na área da saúde pertinente aos Naturólogos.
Aqui em Jundiaí, a Secretaria de Saúde é dirigida por médicos e outros profissionais da área da saúde, o que ouço todos os dias é que não imaginavam como é sério nosso trabalho, estavam receosos pensando que o Naturólogo é um profissional místico/alternativo etc.
Estou trabalhando muito pois, por enquanto não tenho equipe, mas pretento formá-la visto o interesse que encontrei junto aos profissionais da rede,.

Segue a divulgação da abertura do 1º ciclo de capacitação, teremos outras com terapias diferentes, espero conseguir.

Fui contratada pela CLT como Naturóloga.

Sugiro que a APANAT desenvolva um projeto específico, voltado para a implantação das práticas no SUS e faça um trabalho junto às Secretarias de Saúde, são muitas, criaremos de forma sólida a construção da profissão do Naturólogo dentro sistema de sáude do Brasil. Trabalho...trabalho...trabalho..."

Mirian S. Sanfelici
Naturóloga

Saúde leva técnica corporal chinesa às UBSs da cidade


Por imprensa 1 / Publicado: segunda - feira, 12 de setembro de 2011


Tânia destacou a importância das PICS na rede pública

Aproximadamente 40 profissionais da Secretaria de Saúde participaram, nesta segunda-feira (12), da abertura da capacitação em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).

Médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários de saúde acompanharam a apresentação da naturóloga Mírian Sanfelici, contratada pela secretaria para implementar a técnica na rede pública de saúde, com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde.


A secretária de Saúde, Tânia Pupo, fez a abertura do evento e ressaltou a importância da iniciativa que contribui na qualidade de vida e bem-estar da população. Segundo ela, as práticas integrativas e complementares têm apresentado resultados positivos, sendo utilizadas cada vez mais por vários países.

Mais de 40 profissionais participaram da abertura da capacitação
Os profissionais serão capacitados para levar as práticas para 36 unidades de saúde.

De acordo com Míriam Sanfelici, que possui especialização em medicina tradicional chinesa, será um trabalho que vai beneficiar toda população.
Mírian explicou que as PICS serão implementadas com a aplicação da técnica corporal chinesa Lian Gong em 18 terapias, Lien Ch”i, meditação entre outras.


“Esta técnica permite trabalhar o fortalecimento em todas as regiões do corpo. É uma prática mundialmente difundida e de excelente aceitação”, ressaltou. Em princípio, a prática será desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família e nos serviços públicos de saúde mental.


A capacitação terá duração de 56 horas, com aulas até 16 de dezembro, às segundas ou quintas feiras, das 13h às 17h. Serão capacitados cerca de 80 profissionais.

Fotos: Murilo Borçal

Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

 
 

Comentários

Kátia de Arantes Leite em 19/09/2011 às 15:47

Parabéns, Mirian! Uma merecida vitória para você e para a Naturologia que tanto defendemos!

Eva Flueti em 05/10/2011 às 19:41

Ei Mimi, parabéns pela sua dedicação e constância diante de nossa formação.Você fez por merecer!

Elisabeth de Sá em 07/01/2012 às 01:37

Sou Graduada em Educação Física c/especialização em Acupunturae outras Cursos afim,gostaria de saber como posso aproveitar esta base de formação p/me graduar em Naturologia? Moro em Cabo Frio-Rj,onde posso encontrar uma graduação ou pós mais próximo de minha região??? Grata;Elisabetth

Resposta: Elisabeth, no momento você só encontrará cursos de Graduação em Naturologia em São Paulo ou Florianópolis.

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web