Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Ayurveda

Origem

A ayurveda origina-se da Índia e tem mais de 5000 anos. Acredita-se ser a mais antiga ciência de saúde do mundo. (TIRTHA, 2007)

Histórico

O Charaka Samhita, compilado a aproximadamente 400 A.C., é o mais antigo texto sobre a Ayurveda. (LAD,2002) Porém antes de ser escrito esse antigo conhecimento de saúde, prevenção e longevidade fez parte de uma tradição de religião universal cultuada na índia antiga.(TIRTHA, 2007) É dito que em tempos remotos os sábios eram dotados de tal capacidade intelectual inata que não era preciso redigir o conhecimento, uma vez que eles se apoderavam deste simplesmente pela tradição oral.(LAD, 2002) Assim o conhecimento era passado de mestre para discípulo numa linha ininterrupta conhecida como “parampara”, que se originara do próprio Deus, dele foi passado para os “semi-deuses” (anjos) e destes para o seres humanos. (TIRTHA, 2007).

Conceito

A Ayurveda é um sistema de saúde completo e holístico. Ou seja  atua sobre todas as áreas relacionadas a saúde do ser humano e aborda uma visão integral deste. Ela visa como todo sistema de saúde o estado de “homeostase”, ou seja equilíbrio dinâmico do ser humano, onde ele pode manifestar plenamente suas potencialidades, sentindo bem-estar. A ayurveda é a ciência da vida, busca promover e manter qualidade de vida e longevidade. Ela lida com a natureza, o propósito da vida e inclui aspectos metafísicos e físicos.(LAD).Ela entende a vida como uma conjunção de corpo, mente, e espírito envolvido pela consciência cósmica que abrange toda a criação. (LAD, 2002)

Formas de atuação

A Ayurveda é uma arte da vida diária que envolve prática, filosofia e iluminação espiritual. Ela oferece um profundo entendimento da biologia individual, mente e consciência, os quais são os fundamentos da saúde e felicidade (LAD, 2002) Ela promove um programa de tratamento individual que aborda todas as áreas de cuidado de saúde. (LAD, 2002) Pelo conhecimento profundo sobre o homem em todos os seus aspectos, sobre a natureza, e suas inter-relações, a Ayurveda nos proporciona maneiras simples, práticas e muito eficientes de intervir beneficamente na vida do ser humano. Atuando sempre de forma natural, todas as suas aplicações são harmônicas com a natureza, defendendo o mesmo principio que fundamenta a naturologia.

Contra-indicações

Esta medicina procura promover um tratamento pessoal respeitando a individualidade e por ser esse tratamento individualizado as contra-indicações são baseadas nas características individuais- assim o que é indicado para um poder ser contra-indicado para outro. Mas a Ayurveda em si não tem contra-indicação, de uma forma geral, qualquer pessoa em qualquer idade, e sob qualquer condição, pode tirar proveito do conhecimento e das aplicações contidas nela. E um bom terapeuta saberá distinguir as aplicações indicadas das contra-indicadas para cada um.

Referências Bibliograficas

VASANT LAD, M.A.Sc. Textbook of Ayurveda fundamental principles. 1ª edição. Albuquerque new mexico: Ayurvedic press, 2002.
THIRTA, Swami Sadashiva. The Ayurveda Encyclopedia: Natural secrets to healing, prevention & longevity. 2ª edição revisada. Bay ville: Ayurveda Holistic Center Press, 2007.

Autor: Fábio Mattoso Machado Cotta
Graduado em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi, especializado em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo
 
 
 
Artigos Hemeroteca
 
Acervo Bibliográfico
 
Vídeo Ayurveda/Medicina Indiana
 
Vídeo - Ayurveda
 
Vídeo - Massagem Shantala
 
site sobre Ayurveda - Naturóloga Carú Alencar
 
 
 
 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web