Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Dúvidas Frequentes

* "Sou Naturólogo e gostaria de montar um projeto de pesquisa. Como devo proceder?" R.A.V.F. - Associado APANAT

Resposta APANAT:

Segundo nossos consultores há 2 maneiras de se desenvolver um projeto de pesquisa:
 
1ª- Você poderá desenvolvê-la a partir de um curso de Pós-graduação - Latu sensu ou Stricto sensu -  onde você deverá estar matriculado, em qualquer instituição reconhecida pelo Ministério da Educação para que possa desenvolver o tema de sua pesquisa como sua monografia. Neste curso, seu projeto deverá passar por um pesquisador, que possa e aceite orientá-lo, ser encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisas para receber o parecer positivo de desenvolvimento - necessário para uma possível publicação;
 
ou
 
2ª- Entrar em contato com algum departamento ou instituto de qualquer Universidade que tenham pesquisadores - geralmente as federais e estaduais - cujas linhas de pesquisas sejam compatíveis com a proposta de seu projeto. Este pesquisador deverá aceitar orientá-lo e te incluir como estagiário e autor da pesquisa que será desenvolvida. O orientador então dará entrada nos processos éticos e burocráticos para obter o parecer positivo a este desenvolvimento.
 
Se você decidir desenvolver esta pesquisa desvinculado de uma Instituição de ensino, infelizmente você não conseguirá publicá-la em revistas científicas devido ao fato de não ter sido aprovado por um Comitê de Ética reconhecido pelo Ministério da Educação.
 

* Feedback
O associado R.A.V.F. entrou em contato com o Comitê de Ética e Pesquisa - CEP  da Universidade Anhembi Morumbi e nos informou o CEP aceita Projetos de pesquisadores mesmo não estando vinculados à Universidade.

Maiores informações, entre em contato com o CEP da Universidade Anhembi Morumbi. Telefone: (11) 3847-3052

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web